Sexualidade é a pulsão de viver. Muito além da ideia da relação sexual em si, trata-se de como nos relacionamos com nós mesmas e com os outros.
Sexualidade é autoconhecimento. O tratamento de questões sexuais está entrelaçado com a busca por entender melhor quem você é, o que você quer e como tem conseguido viver sua vida de acordo com seus objetivos e valores.
Ter uma sexualidade equilibrada e saudável é parte integral da busca pela saúde e qualidade de vida.
Atualmente, infelizmente, a sexualidade feminina é muito reprimida e falar sobre o tema é tabu para muitas mulheres. Nem nos damos conta da dimensão da repressão cultural que sofremos e como há séculos ela joga sombra nesse tema sob uma ótica negativa: feio, sujo, vergonhoso. Isso é uma construção cultural e é através da abordagem desses temas cada vez mais na nossa sociedade que podemos naturalizar esse aspecto tão importante e positivo da vida das pessoas, particularmente, no meu caso, das mulheres.
Essa desconexão com o próprio corpo, com os próprios ciclos e o desconhecimento da própria sexualidade é responsável por desequilíbrios emocionais e físicos que aparecem como sintomas muito comuns relatados pelas pacientes hoje em dia como baixa libido, dificuldade de se atingir o orgasmo e dor na relação sexual.
O consultório da ginecologista é um espaço seguro e aberto para abordarmos essas questões de forma holística e profunda visando desenvolver uma sexualidade mais positiva e saudável.