Medicina Fetal é uma subespecialidade dedicada ao diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prognóstico dos bebês ainda dentro do útero. Essa área procura estudar as particularidades dessa situação onde dois indivíduos, a mãe e o feto, convivem.

O profissional da Medicina Fetal realiza aconselhamento genético antes e durante a gestação, exames de imagem fetais, exames invasivos genéticos, acompanhamento de doenças fetais e tratamento intrauterino (que inclui, inclusive, cirurgias nos fetos), quando disponível e indicado.

Desse acompanhamento, o principal é a realização dos ultrassons do bebê durante a gestação, particularmente dos morfológicos, que são os ultrassons mais importantes da gravidez.

A ultrassonografia é um exame operador dependente, o que quer dizer que, diferente de uma tomografia ou raio X, a obtenção das imagens depende da capacidade técnica do profissional realizando o exame. Por causa disso, é extremamente importante procurar médicos especialistas capacitados, experientes e verificados pelos órgãos competentes para a realização dos diferentes exames em Medicina Fetal.