O ginecologista é o único médico de rotina de muitas mulheres e acabamos, muitas vezes, cuidando da saúde geral da paciente, além de questões específicas ginecológicas.

Existem alguns protocolos de prevenções de doenças graves que devem ser realizados de acordo com as indicações específicas para cada paciente, como o rastreamento de câncer de mama e prevenção de câncer de colo de útero através dos exames de mamografia e preventivo.

É muito importante se certificar, de tempos em tempos, que você está em dias com esses exames, quando indicados, pois a ciência já provou que a realização desse rastreamento diminui a mortalidade dessas doenças!

Mas, para além dos exames preventivos, a consulta com o ginecologista pode ser um momento muito interessante de educação em saúde e autoconhecimento. Eu acredito ser essencial que as pacientes entendam e estudem sobre suas afecções, condições, sintomas, anatomia e fisiologia, para se empoderarem quanto à sua saúde e qualidade de vida nas áreas de sexualidade, ciclo menstrual, menstruação, climatério, entre outras. Aguardo vocês para a nossa conversa!