Crianças meninas precisam ir ao ginecologista?
A infância é um período em que os cuidados ginecológicos, na maioria das vezes, são realizados pelo pediatra. Porém existem alguns casos em que é importante procurar um especialista em ginecologia mesmo em crianças pré-puberdade.
Quando a garota apresenta questões com a vulva como sinéquias, infecções, corrimentos, sangramentos vaginais precoces (antes da idade), traumas na região genital, lesões como verrugas, feridas, nódulos, devem ser investigadas e tratadas a depender da causa dessas afecções.
Outra situação que deve ser acompanhada com o ginecologista são casos de puberdade precoce, quando características do desenvolvimento hormonal acontecem antes da data esperada como crescimento de mamas, aparecimento de pelos e/ou menstruação antes dos 8 anos de idade. Esses casos devem ser diagnosticados o quanto antes e tratados, caso seja o desejo da família, para evitar transtornos emocionais e físicos que possam advir de uma puberdade muito cedo.
Meninas que apresentem dúvidas específicas sobre seus órgãos genitais, educação sexual, cuidados íntimos, também podem frequentar o consultório do ginecologista, acompanhadas de seus cuidadores, para uma educação quanto a esses assuntos. É claro que os pais podem ser os educadores, mas algumas famílias desejam ou necessitam de auxílio profissional, o que pode ser realizado pelo ginecologista!