Costumamos chamar todo sangramento uterino de menstruação, mas você já ouviu falar em escapes? Quando vamos estudar sobre ciclo menstrual irregular, tentar entender as possíveis causas de um ciclo que não está dentro dos padrões esperados, temos que saber diferenciar o que é sangramento menstrual, sangramento de privação hormonal (nos métodos anticoncepcionais hormonais) e escape.

Menstruação 

A real menstruação é o processo de descamação do endométrio (camada interna do útero) em um ciclo menstrual normal, sem uso de hormônios sintéticos. O fenômeno da menstruação acontece, na maioria dos casos, após a ovulação, que é a principal ocorrência do ciclo menstrual (quando o ovário libera um óvulo maduro). 

Quando consideramos o estudo do ciclo menstrual, em que o dia 1 do ciclo é o início da menstruação, esses primeiros dias são caracterizados pela descamação do endométrio que, após a menstruação, fica fino. Ao longo do ciclo menstrual, esse tecido é estimulado pelos hormônios sexuais, estradiol e progesterona, produzidos pelos ovários, e cresce, estando, no final do ciclo (na fase pré-menstrual), bem grossinho e cheio de sangue e nutrientes para receber o bebê, caso ocorra a gravidez. Quando a mulher engravida, o embrião se fixa no endométrio e a gravidez continua. Quando não ocorre a gravidez, cerca de 14 dias depois da ovulação, os níveis hormonais que estavam causando esse crescimento do endométrio caem no sangue e o tecido uterino não consegue mais se manter e começa a soltar-se do útero saindo em forma de menstruação pelo colo do útero passando pela vagina até o meio externo.

Ciclo Menstrual Normal – nem todo ciclo menstrual tem 28 dias, usamos dessa forma para uma melhor didática

A menstruação é um sangramento cíclico que acontece geralmente com um certo padrão, a cada X dias, por X dias, com um fluxo de sangue que, na maioria das vezes, é uma quantidade considerável, a ponto de serem necessários produtos menstruais para absorver esse sangue, não é pouquinho que a calcinha segura.

Em ciclos menstruais que estão irregulares com períodos longos sem sangramento, como uma menstruação a cada 90 dias, por exemplo, se o sangramento for mais ou menos nessas condições, podemos sim chama-lo de menstruação (desde que não tenha sido usado nenhuma medicação hormonal para estimular esse sangramento). Sangramentos que duram mais do que 9-10 dias dificilmente serão apenas menstruação.

Escapes

Escapes são sangramentos que acontecem fora do período menstrual. Eles geralmente são em pequena quantidade, bem menos que uma menstruação, podem ser escuros tipo “borra de café” ou vermelhos, mas sempre em menor quantidade. Eles acontecem por uma descamação de uma parte do endométrio quando fino ou por uma atrofia do endométrio (no caso de uso de medicações que afinam muito essa camada), ou quando existe algum desequilíbrio hormonal (causado por alguma doença hormonal ou por remédios que alteram os hormônios) ou algo físico no útero que está desestabilizando parcialmente essa camada interna. Os escapes podem durar um, dois dias, ou, as vezes, meses. Aquele sangramento em pequena quantidade que some um dia e volta no dia seguinte, as vezes nem exige o uso de absorventes ou coletores, mas sujam a calcinha.

Existem diversas situações que podem gerar escapes como:

  • Uso de pílula anticoncepcional combinadas (nesse caso os escapes são os sangramentos que podem acontecer no meio da cartela em pequena quantidade, não o sangramento da pausa, são mais comuns quando a pessoa usa pílula há muitos anos ou emenda cartelas)
  • Uso de pílulas de progesterona (desogestrel, noretisterona, etc)
  • Uso de injeção trimestral (medroxiprogesterona)
  • Uso de implante subdérmico anticoncepcional
  • DIU hormonal (durante todo seu uso)
  • Doenças da tiroide
  • Deficiência de progesterona
  • Ovulação (algumas mulheres apresentam um ou dois dias de escape no período fértil)
  • Período de adaptação dos DIUs não hormonais (cobre e cobre com prata)
  • Período do início de ciclo menstrual – primeiras menstruações
  • Transição menopausal – últimas menstruações

Basicamente tudo que pode alterar o equilíbrio dos hormônios do ciclo menstrual, pode causar irregularidade de ciclo, entre elas, sangramentos de escape. Esses são alguns exemplos, mas existem várias outras possíveis causas.

Sangramento de privação hormonal

Outro sangramento uterino que devemos diferenciar de menstruação e de escapes é o sangramento por privação hormonal. Ele acontece quando a mulher usa métodos anticoncepcionais hormonais combinados (que possuem um tipo de estrogênio e um tipo de progestágeno) como pílulas combinadas (as mais comuns do mercado, daquelas que tem pausa), adesivo anticoncepcional e anel vaginal. Quando a pessoa está sob efeito desses hormônios sintéticos com o objetivo de anticoncepção, ela está com seu ciclo menstrual bloqueado. Essas medicações fazem com que seu corpo pare de produzir os próprios hormônios do ciclo menstrual e esse bloqueio impede que aconteça a ovulação. Esse é o mecanismo de ação desses métodos, sem ovulação, sem óvulo, não tem como a mulher engravidar.

Nos dias que ela está recebendo o hormônio (nos dias que está com o adesivo, com o anel ou toma a pílula) os níveis dessas medicações no sangue estão altos e vão se mantendo altos através da absorção diária. Quando a mulher faz a pausa (aquela semana que ela fica sem o adesivo e sem o anel e no caso das pílulas, aqueles dias que toma os comprimidos de cor diferente no final da cartela ou faz uma pausa mesmo de 4 ou 7 dias) os níveis da medicação sintética no sangue cai, o que desestabiliza o endométrio causando um sangramento “tipo menstruação”. Não chamamos esse sangramento uterino de menstruação porque o mecanismo que leva a ele não é um ciclo menstrual natural com ovulação, e sim o uso de medicações hormonais, o chamamos, portanto, de sangramento de privação hormonal.

O sangramento de privação hormonal geralmente é em moderada quantidade, menor do que seria a menstruação natural dessa mulher, mas mais do que um escape. Na maioria dos casos é necessário uso de produtos menstruais.

O sangramento de privação é o que ocorre também no caso de uso de hormônios para reposição hormonal na menopausa que, quando utilizados com pausa, também vão causar um sangramento cíclico. O uso de medicações de progesterona para “forçar” um sangramento uterino, como usar progesterona sintética por 10 ou 14 dias no mês, também causa um sangramento por privação hormonal.

Mulheres que estão investigando sangramento irregular precisam entender qual tipo de sangramento está fora do esperado. É uma menstruação longa? É uma menstruação com intervalo muito curto? É uma menstruação normal, mas com escapes no meio do ciclo? É uma usuária de hormônios sintéticos (pílula) que está com o sangramento de privação na pausa normal, mas está apresentando escapes no meio da cartela? É um sangramento de escape em uso de DIU hormonal? 

Para cada uma dessas situações a forma de pensar em porquê isso está acontecendo e o que seria possível fazer para melhorar essa queixa é diferente. Cada situação, cada sangramento irregular vai nos levar a uma linha de raciocínio.

Busque entender a causa dos desequilíbrios que acontecem no seu corpo porque esse é o caminho para uma melhor resolução do problema! 

Vale lembrar que pessoas que usam anticoncepcionais hormonais estão com o ciclo menstrual bloqueado e que o uso da pílula não regula ciclo menstrual, ela bloqueia essa dança hormonal tão importante para o funcionamento do corpo da mulher. Se você está apresentando ciclo irregular procure um profissional que irá investigar a CAUSA desse desequilíbrio e tratar seu organismo para que ele volte a um funcionamento mais adequado à sua saúde. 

Dra Amanda Loretti estudou medicina na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, e foi nessa mesma instituição que realizou suas residências médicas em Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Fetal. Depois de formada ainda realizou especialização em Ginecologia Endócrina e hoje em dia atua principalmente em obstetrícia humanizada, ginecologia e sexualidade. Atende presencialmente em seu consultório em São Paulo, ou via telemedicina. 

Similar Posts