Libido sexual, ou desejo sexual, é algo que é muito mais complexo do que apenas vontade de transar. O desejo sexual pode ser afetado por absolutamente tudo que acontece na sua vida porque é o equilíbrio da sua energia vital que vai determinar quanto desta energia está separada, focada para a sua vida sexual.
Alguns exemplos de fatores que podem estar atrapalhando sua libido:
– Pouco ou nenhum tempo livre
– Sedentarismo
– Relacionamento desgastado
– Rotina do casal
– Dupla, tripla jornada (trabalha fora e cuida dos filhos e da casa, etc)
– Stress
– Doenças emocionais, psiquiátricas
– Doenças sistêmicas
– Medicamentos que alteram as dosagens hormonais ou dos neurotransmissores do cérebro
– Uso de pílula anticoncepcional
– Falta de autoconhecimento do próprio corpo quanto ao prazer sexual
– Traumas sexuais do passado
Quando eu avalio mulheres que estão me procurando por diminuição do desejo sexual, ou que sempre tiveram um desejo sexual que julgam menor do que o que seria “normal”, o primeiro passo é avaliar o contexto dessa pessoa através de uma consulta bem detalhada. Como está sua relação com sua parceria? Qual é o nível de intimidade com o próprio corpo e com o sexo que ela tem? Qual é a sua história sexual? Existe abuso, trauma, nessa história? Como está o corpo dessa pessoa, é um organismo saudável? Essa mulher tem alguma doença? Toma algum remédio? Tem questões emocionais ou mentais? Como é o dia a dia dela, ela tem tempo livre para ela mesma? Tem tempo livre com a parceria? Seu trabalho, ou vida familiar está causando um aumento do stress?
A avaliação é extremamente individualizada porque o mais importante é entender onde está a gênese desse desejo diminuído, onde está o desequilíbrio da vida que desviou o tempo e a dedicação que antes ela focava na atividade sexual.
Uma consulta individual é o melhor caminho para você avaliar essa questão, mas existem alguns pontos que você pode ir pensando sozinha e, quem sabe, já começar a desvendar o motivo dessa mudança do desejo e do comportamento sexual que está te trazendo a ler esse texto.
Existem três pontos principais que eu avalio em um primeiro momento, três estratégias para você pensar e analisar na sua vida que podem te dar dicas do motivo da sua baixa libido.
- A roda da libido: entender onde está seu foco de tempo e dedicação que antes estava focado na atividade sexual
- Tempo com a parceria, tempo livre, ocioso
- O conhecimento sobre libido ativa e libido passiva
Nesse vídeo abaixo eu abordo essas três estratégias que podem ser o começo da sua avaliação quanto ao seu desejo sexual!
Procure ajuda!! Baixa libido é algo complexo e seu tratamento e resolução é muito mais do que prescrever hormônios.
Dra Amanda Loretti estudou medicina na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, e foi nessa mesma instituição que realizou suas residências médicas em Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Fetal. Depois de formada ainda realizou especialização em Ginecologia Endócrina e hoje em dia atua principalmente em obstetrícia humanizada, ginecologia e sexualidade. Atende presencialmente em seu consultório em São Paulo, ou via telemedicina.