Para que serve menstruar?

Muitas pessoas tem uma resposta pronta para essa pergunta: para engravidar.

Mas será que todo esse sistema de produção dos hormônios sexuais só serve para engravidar? Então se eu não vou engravidar eu poderia abrir mão desse sistema? Bloquear sem consequências a produção dos hormônios sexuais?

Claro que não!!!

O ciclo menstrual tem como principal evento a ovulação e, posteriormente, a menstruação e é através do funcionamento normal desse sistema que as mulheres podem engravidar e procriar dando continuidade à espécie humana.

Mas reduzir a função do corpo feminino à gestação e à maternidade é reduzir toda a complexidade física, emocional, mental das mulheres a um evento que pode ou não acontecer na vida delas.

O sistema hormonal sexual da mulher está relacionado com muitos outros sistemas fisiológicos do corpo. A produção equilibrada dos hormônios sexuais, que acontece em um ciclo menstrual normal e desbloqueado, interfere no metabolismo, na saúde dos ossos e músculos, na imunidade, na libido, na resposta sexual e no funcionamento do cérebro, o que concerne concentração, memória, criatividade, saúde do sono, entre outros.

Ninguém acharia normal bloquear o sistema gastrointestinal certo? Se você tem dor ou ressecamento nas fezes, o que acharia se o médico te propusesse bloquear seu intestino?? “Se você não evacuar mais, não vai sentir dor para evacuar!” É um absurdo não é? Mas já parou para pensar que é isso que é feito diariamente com meninas e mulheres que procuram o consultório do ginecologista por cólicas menstruais ou TPM e saem de lá não com um tratamento especifico para esses sintomas, mas sim com um remédio que bloqueia TODO O SISTEMA hormonal sexual e pode, portanto, afetar todo o funcionamento do corpo dessa mulher!

Conhecer e entender o funcionamento do próprio corpo, estudar as nuances e como você pode melhorar sintomas possivelmente negativos do ciclo menstrual com mudança alimentares, de hábitos de vida e, quando necessário, com medicações, à leva a um estado de autoconhecimento que te permite vivenciar seu corpo livre e ciclando normalmente, mas sem sofrer possíveis incômodos que o ciclo menstrual talvez te traga.

Se quiser saber mais sobre esse tema assista o vídeo abaixo em que eu explico em mais detalhes a minha visão sobre a importância da menstruação na vida da mulher!!

Dra Amanda Loretti estudou medicina na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, e foi nessa mesma instituição que realizou suas residências médicas em Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Fetal. Depois de formada ainda realizou especialização em Ginecologia Endócrina e hoje em dia atua principalmente em obstetrícia humanizada, ginecologia e sexualidade. Atende presencialmente em seu consultório em São Paulo, ou via telemedicina. 

Similar Posts